A empresa Sage desenvolveu um código ético com recomendações para a adoção da Inteligência Artificial de forma responsável.

 

Intitulado “Código Ético: Desenvolvimento de Inteligência Artificial para empresas em cinco princípios básicos”, o documento apresenta um conjunto de recomendações a ter em conta pela Indústria 4.0 no que diz respeito ao desenvolvimento e implementação da Inteligência Artificial (IA). De acordo com Kriti Sharma, Vice-Presidente do negócio de Bots e Inteligência Artificial da Sage, este “Código Ético” visa “proteger o utilizador e assegurar que os gigantes da tecnologia estão a implementar a Inteligência Artificial de forma segura”.

Os cinco princípios básicos do “Código Ético” são:

1. A Inteligência Artificial deve refletir a diversidade dos utilizadores que serve
Por forma a que a IA não memorize estereótipos de forma errada, a indústria e a comunidade tecnólogica devem desenvolver mecanismos eficazes para filtrar sentimentos e tendências negativas dos dados recolhidos pela Inteligência Artificial.

2. A Inteligência Artificial deve prestar contas, tal como fazem os utilizadores
A IA tem de ser responsabilizada pelas ações e decisões que fornece, tal como acontece com os seres humanos.

3. Recompensar a Inteligência Artificial pelos seus progressos
Os sistemas de IA utilizam frequentemente o seu campo de análise e recolha de dados por forma a progredirem na sua aprendizagem. No entanto, estas aprendizagens devem alinhar-se com os valores humanos, pois qualquer sistema de IA que baseie a aprendizagem de acordo com maus exemplos poderá ser socialmente inadequado.

4. A Inteligência Artificial deve garantir a igualdade de condições
As tecnologias sociais, como os assistentes de voz ou os robots, oferecem soluções de acesso rápido, especialmente indicadas para pessoas incapacitadas, seja por problemas de visão, dislexia ou mobilidade reduzida. A comunidade tecnólogica empresarial precisa de acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para garantir a igualdade de condições e aumentar o número de talentos disponíveis.

5. A Inteligência Artificial irá substituir postos de trabalho, mas também criará novos empregos
Os humanos devem estar preparados para desempenhar as novas tarefas que serão criadas aquando da robotização de tarefas. Tendo em conta que a IA e a empresa trabalham em conjunto, a equipa deve concentrar-se no que é realmente importante: construir relações e cuidar dos clientes.

 

Fonte: Sage