A empresa de estudos de mercado VDC Research lançou o relatório “Industry 4.0: Secure by Design”, baseado na entrevista a mais de 500 engenheiros, com vista a identificar os fatores de sucesso da indústria 4.0.

 

De acordo com o relatório, as as fábricas inteligentes devem ser protegidas por design, o que significa que as preocupações de segurança devem orientar as decisões desde os primeiros estágios e através do ciclo de vida completo do desenvolvimento do sistema.

“Com base na nossa pesquisa, as ações para prevenir ou mitigar as vulnerabilidades não estão a aumentar em paralelo com a crescente consciencialização sobre o impacto das falhas de segurança”, indicou André Girard, analista sénior da VDC. “Os engenheiros integrados inquiridos informam que mais de 24% dos projetos não têm ações de segurança tomadas”. No entanto, 46 por cento dos “developers” consideraram que as preocupações de cibersegurança são muito importantes para o seu projeto atual.

Para resolver este problema, a VDC indica possíveis ações preventivas, como “aumentar o uso de ferramentas de teste automatizadas, começando nos estágios iniciais do projeto de software”.

Consultar o relatório completo