Paolo Barbatelli, Chief Innovation Officer do Grupo ROLD, veio a Portugal partilhar a sua experiência, no âmbito do 7-º Encontro da Rede PME Inovação, que decorreu no dia 06 de dezembro em Lisboa.

 

Na sua apresentação, Paolo partilhou a história do Grupo ROLD, uma empresa familiar criada em 1963 em Itália, que possui atualmente mais de 230 trabalhadores e uma faturação na ordem dos 43 milhões de euros. Com unidades especializadas em componentes para eletrodomésticos, iluminação e outras aplicações industriais, a ROLD conseguiu transformar as suas unidades de produção tendo em conta os princípios da indústria 4.0, motivar os colaboradores, aumentar a faturação e agarrar clientes de elevado calibre, mantendo a competitividade mesmo apesar de se localizar numa região (Lombardia) onde o custo da mão-de-obra é elevado.

Na sua intervenção, Paolo Barbatelli partilhou com os presentes alguns dos ensinamentos que a experiência na ROLD lhe tem dado. Um desses ensinamentos é a importância de a inovação ser algo transversal a toda a empresa. “A inovação tem que ser um bloco de construção de uma empresa. Não podemos isolá-la apenas num departamento”, considerou.

Consultar a apresentação completa de Paolo Barbatelli